segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Um Rio... uma Serra - Trabalho a pares

Um Rio... uma Serra...
Com o início do estudo do tema "Aspectos Físicos de Portugal", os alunos do 4º ano elaboraram um trabalho sobre um rio e uma serra de Portugal.


Este trabalho foi feito na sala de aula sob a orientação da professora.

Os passos para a elaboração deste trabalho foram:

1º - Formação do grupo - escolha do porta voz;
2º - Escolha de um rio e uma serra;
3º - Recolha de informação (livros, revistas e Internet);
4º - Tratamento dos dados recolhidos;
5º - Escrita do "corpo" do trabalho;
6º - Composição do trabalho na cartolina;
7º Apresentação e discussão do trabalho na turma;

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Festa de Carnaval

Festa de Carnaval


No dia 12 de Fevereiro comemorámos o Carnaval na nossa escola com um bonito desfile de fatos recicláveis, baile e lanche colectivo.

Desde já agradecemos a todos os pais, avós e alunos que, mais uma vez, colaboraram com a escola na elaboração dos fatos de Carnaval feitos com materiais de desperdício.

Estão todos de parabéns!

A criatividade e o trabalho foram bastante evidentes. É muito bom ver que os nossos alunos entendem e aplicam um dos princípios do nosso Projecto de Escola "Crescer e Brincar sem o ambiente prejudicar".

Reutilizar o que não faz falta e recriar com imaginação são princípios que os nossos alunos entendem e aplicam nas actividades propostas.


Após o desfile de cada sala e perante a dificuldade na selecção dos fatos, as professoras decidiram escolher os 3 pares mais criativos de cada sala.

Um par foi eleito pelos júri (composto por alunos), um segundo par eleito pelas professora e por último, mas não menos importante, o par eleito pelas auxiliares.

Devido ao mau tempo o lanche foi feito no refeitório e estava tudo muito bonito e delicioso.

Obrigado mamãs!
Obrigado Dita, Luísa e Zu, pela vossa ajuda e boa disposição!

Por fim, a manhã terminou com um baile muito animado onde todos os mascarados dançaram e brincaram com balões e fitas coloridas.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os astros

Nos dias 1 e 2 de Fevereiro o 4º ano fez a apresentação dos seus trabalhos individuais sobre o tema Os astros.
Foi proposto que cada aluno escolhesse um planeta ou uma estrela e fizesse uma pesquisa (na Internet e em livros) abordando alguns dos tópicos dados pela professora, tais como: duração dos movimentos (rotação e translação); distância do Sol; diâmetro; composição e outras curiosidades.

Após cada apresentação os colegas fizeram algumas perguntas e no final propuseram uma nota para a avaliação do trabalho apresentado.

As notas propostas não foram muito diferentes das notas finais, pois o grupo do 4º ano já consegue avaliar as produções feitas pelos colegas. Estes momentos revelam partilha, interesse e uma grande evolução nos comentários feitos a todos os colegas.

No final todos concordaram que o trabalho mais criativo foi o do Marcos, pela ilustração da cartolina.
A Zenóbia também está de parabéns pela dinâmica da apresentação oral.

Fico muito contente e dou os parabéns a todos os meus alunos pelo empenho na realização destes trabalhos.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dia da Paz e da Não Violência

No dia 29 de Janeiro, com os nossos colegas da turma A, conversámos sobre a Paz e lemos "O Livro da Paz" feito pelos meninos e meninas da sala do C.A.I.C.

Os alunos do 1º ano como o Rafael, a Matilde, o Hugo e o Francisco gostaram muito de rever este livro feito com a educadora Teresa.



Depois de uma agradável conversa, cada aluno deu a sua noção de PAZ e recortou uma pomba na qual colou três penas brancas. No final cada um escolheu um colorido balão ao qual prendeu a sua pomba.



Ficaram lindas!