sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Actividades da semana 11

O Natal está quase a chegar. Andamos muito atarefados com a elaboração de diversos trabalhos para esta época festiva.
As surpresas ficam para mais tarde!


Também já começámos algumas revisões dos diferentes conteúdos programáticos nas áreas da Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio.

Os alunos do 4º ano inscreveram-se no Concurso das Tabuadas e estão de parabéns.

Os pequenitos do 1º ano já conseguem trabalhar autonomamente utilizando as barras Cuisener para a descoberta da composição dos números até 9.


O momento dedicado à escrita criativa foi preenchido com uma actividade conjunta com os alunos do 1º e do 4º ano. Os padrinhos juntaram-se com os afilhados, organizaram os cartões de imagens e construíram uma história em conjunto. O resultado foram histórias com alguma imaginação e muitas aventuras.
Foi muito bom ver a orientação e ajuda dos mais velhos para com os mais pequenos. Estes momentos de partilha são muito importantes para toda a turma.
Ora vejam...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Festa do Magusto

"No dia 11 de Novembro fizemos a festa do Magusto. Depois de todos chegarem fomos ver dois Power Point. Um sobre a Maria Castanha e o outro sobre a Lenda de São Martinho.
De seguida fomos fazer dois grupos, com meninos das três salas. Uns foram para a sala da professora Sandra, os outros para a sala da professora Lígia e todos fomos fazer fantoches e um cenário da história. Depois de todos acabarem fomos para o lanche, onde havia bolos, amêndoas, castanhas, amendoins, nozes...
Eu gostei muito."
Marcos António



"No dia 11 de Novembro celebrámos o Magusto e quando chegámos à escola fomos ver dois filmes sobre a Maria Castanha e a Lenda de São Martinho. Formámos dois grupos e depois escolhemos uma história para fazer fantoches. Eu escolhi a Lenda de São Martinho.
Depois fomos lavar as mãos para irmos lanchar e o que eu gostei mais foi de comer amendoins com o Rafael, o Diogo, o Iúri, o Francisco e o Hugo.
Depois fomos jogar às corridas, cantámos canções e fomos embora."
Miguel Ângelo


Aqui ficam algumas fotos da nossa festa de São Martinho.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Lenda de São Martinho

A festa do Magusto está quase a chegar!


Durante esta semana recordámos a Lenda de São Martinho, com base numa Banda Desenhada, para ajudar a recordar alguns promenores desta lenda tão bonita.
Todos os alunos do 4º ano escreveram o reconto da lenda e foi selecionado o texto da Inês Cardoso para ser apresentado no Blog. Outros textos foram escolhidos para o Jornal das Escolinhas do Campo, que irá sair no final do 1º período.


Reconto - Lenda de São Martinho
"Há muitos anos atrás, num dia de chuva, um cavaleiro ia para o seu castelo. No caminho encontrou um mendigo que lhe pôs a mão à frente para pedir pão ou uma moeda. O cavaleiro desceu do cavalo, tirou a sua capa e cortou-a ao meio e pôs nas costas do mendigo. O mendigo disse:
- Obrigado, muito obrigado senhor!
E antes de se ir embora, o cavaleiro deu um bocadinho de pão ao mendigo. Depois foi para o seu castelo e de repente, apareceu o Sol.
Nesse mesmo dia foi celebrado o Dia de São Martinho."


Inês Cardoso - 4º ano

Esta semana também terminámos a construção de um livro "Para onde foi o Zezinho?..." . A história original é de Nicholas Allan, onde se fala da grande viagem de um pequeno espermatozóide.
Esta história foi contada a todos os alunos da nossa escola e foi feita a proposta para a construção de um livro com a participação de todos (pré-escolar e 1º ciclo).

Mãos à obra!

O reconto foi escrito por todos e os desenhos são o resultado de um trabalho cheio de imaginação e muita cor.
Nas próximas semanas os alunos terão oportunidade de levar o livro para casa e partilharem-no com a sua famíla. Por agora aqui ficam as imagens do excelente trabalho dos nossos artistas.