sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Se eu fosse... um(a) bruxo(a)

"Se eu fosse uma bruxa estava vestida de negro, tinha um chapéu e voava na vassoura. Vivia numa casa assombrada e o meu gato chamava-se Helder. Eu cozinhava pernas de rã, miolos de peixe e patas de gato até fazer uma grande poção." Zenóbia Catarina
" Se eu fosse um bruxo era muito mau. No dia das Bruxas eu ia à porta das pessoas e leva-va uma pistola de água. Se não me dessem doces eu atirava a água." Miguel Ângelo
" Se eu fosse uma bruxa era boazinha porque não gosto de ser má.
Se eu fosse uma bruxa tinha os meus quatro gatinhos a dormir lá em casa. Ajudava todas as pessoas que precisassem de ajuda.
Se eu fosse uma bruxinha voava na minha vassoura a toda a velocidade.
Ia ser muito engraçado se eu fosse uma bruxinha." Telma Cadimas
" Se eu fosse uma bruxa gostava de ser uma bruxa boazinha. Gostava de ter uma vassoura, uma varinha mágica e também um vestido. Gostava de ter um castelo e também uma grande casa cheia de estrelas brilhantes.
Se eu fosse uma bruxa adorava ter vizinhos como: Marcos o Lobisomem, Nuno o Fantasma, Íris a Bruxa e a Telma Feiticeira. Gostava de ter estes vizinhos para durante a noite brincarmos às escondidas, à casa assombrada à apanhada das bruxas..." Inês Cardoso
" Se eu fosse uma bruxa eu era má.
Gostava de vestir vestidos pretos e de voar na vassoura com a minha amiga Inês.
Gostava de ter um grande palácio." Íris Daniela
" Se eu fosse uma bruxa era muito boazinha.
Se eu fosse uma bruxa tinha muitos amigos como o Marcos Jóias, que vive num castelo cheio de jóias e ouro, o Nuno Fantasminha que vive num castelo assombrado e eu a Joaninha Boazinha que vivia num castelo assombrado cheio de dinheiro.
Se eu fosse uma bruxa tinha tudo feito de dinheiro. O meu castelo era uma máquina de fazer dinheiro.
Eu adoraria ser bruxa." Joana Caseiro
" Se eu fosse um bruxo era mau.
Comia todo o tipo de piolhos e todas as pessoas que me tocassem transformavam-se em sapos.
Eu viveria num castelo cheio de jóias, ouro e todo o tipo de metais valiosos.
Eu faria poções mágicas para transformar animais e objectos em pessoas sem poderes. Transformava a Inês numa gata, o Nuno em fantasma, a Joana em joaninha, o Dylan num dinossauro, a Zenóbia em vampira, o Dorin em dragão e o Miguel em lobisomem". Marcos António
" No dia das Bruxas eu junto os meus amigos e vamos à casa das pessoas fazer partidas.
Às vezes vamos fazer fogueiras e saltamos por cima delas.
Um dia quando, estava na Moldávia, a minha avó fez uma fogueira com rodas de carro e cheirava muito mal.
Um dia eu ganhei 5 euros e nesse dia vi muitos fatos de fantasmas.
O meu fato era de bruxo e eu fiz uma grande partida." Dorin Mamaliga
" Se eu fosse um bruxo seria bonzinho para as pessoas. Fazia com que o Marcos ficasse num castelo cheio de jóias, fazia com que todas as pessoas ficassem ricas.
Dava doces a todos os meninos e meninas. Dava brinquedos aos meninos e meninas para que todos brincassem." Nuno Gonçalo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Trabalhos Individuais - O nosso corpo

Os alunos do 4º ano terminaram a apresentação dos trabalhos sobre o tema "O nosso corpo". A proposta foi a elaboração de um trabalho individual de pesquisa, composto por texto e imagens, sobre os vários conteúdos estudados na área curricular de Estudo do Meio.
Surgiram temas variados e a maioria dos alunos cumpriu os objectivos propostos com a elaboração deste trabalho. Todos os alunos tiveram acesso aos livros da nossa biblioteca e alguns fizeram pesquisas na Internet.
Como já é hábito, os trabalhos foram apresentados à turma e notou-se uma grande melhoria ao nível da comunicação oral. No final a turma deu a sua opinião e os trabalhos foram classificados. Muitos parabéns pelo empenho e trabalho de todos.

Visit www.moblyng.com to make your own!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia da Alimentação - textos

"No dia 16 de Outrubro chegámos à escola e trouxemos legumes para fazer uma sopa de legumes. Enquando trabalhávamos, a professora ia chamando, um a um, para cortar as cenouras, a abóbora, etc... Depois do intervalo fomos ver um Power Point sobre a Roda dos Alimentos. À hora do almoço comemos a nossa sopinha. Estava boa, mas um pouco doce por causa da abóbora. À tarde estivemos a ver oJustificar completamente livro digital "Onde meto o meu nariz" da autora Conceição Areias."

Dorin Mamaliga 4º ano


« No Dia da Alimentação ( 16 de Outubro ) na cozinha da nossa escola fomos todos cortar legumes para fazer uma sopa de legumes. A professora estava na cozinha e nós estávamos na sala de aula a fazer um trabalho muito fixe. Depois dos legumes cortados, a sopa ficou ao lume para a hora do almoço.
Depois do intervalo fomos à sala da educadora Teresa ver um livro digital « Onde meto o meu nariz » da autora Conceição Areias. De seguida fomos para a nossa sala apresentar os trabalhos.
Foi um dia bem passado."

Inês Beatriz Cardoso - 4ºano


"No dia 16 de Outubro foi o Dia da Alimentação e fizemos muitas coisas. Primeiro começámos por ir cortar os legumos para a sopa. Enquanto nós não éramos chamados tinhamos de fazer uma cópia sobre uma receita de sentimentos. Depois fomos para o intervalo e quando foi a entrada fomos para a sala da professora Teresa ver um power-point. Depois fomos almoçar a nossa sopa e a feijoada. A nossa sopa estava uma delícia!
Fomos para o intervalo e à hora da entrada fomos novamente para a sala da professora Teresa ver uma história digital na internet « Onde meto o meu nariz» da autara Conceição Areias.
Depois fomos para a nossa sala apresentar os nossos trabalhos.
Eu adorei este Dia da Alimentação.

Joana Rita 4ºano

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Semana da Alimentação

De 12 a 16 de Outubro fizemos várias actividades relacionadas com a alimentação.



Construímos cartazes alertando para os excessos, relativamente às gorduras e ao sal.

Montámos puzzles sobre os alimentos, a higiene e a segurança na estrada.



E recebemos a visita da Educadora Teresa, com os meninos do C.A.I.C, para mostrarem as suas pizzas e o pão de cereais.

No 16 de Outubro, Dia da Alimentação fizemos uma bela sopa com a ajuda de todos os alunos da escola. Cortar os diversos legumes, deu algum trabalho, mas foi muito divertido e no final todos provaram a Sopa de Legumes.
Neste dia também falámos sobre a Roda dos Alimentos e sobre a importância de fazer uma alimentação variada e equilibrada.

Agora é só tentar aplicar diariamente os princípios que todos conhecem tão bem.

Muito obrigado a todas as mães e avós pelos legumes para a nossa sopinha.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bolo do Outono

No dia 14 de Outubro, a mãe da Telma, veio à nossa sala ajudar-nos a fazer um bolo muito especial.
Para nós ficou a chamar-se "Bolo do Outono", sugestão dada pelo Marcos. No final partilhámos o bolo com todos os nossos amigos e aqui deixamos a receita para quem quiser experimentar.
Ficou delicioso!
Muito obrigado dona Fernanda.
Bolo do Outono

Ingredientes:

  • 7 ovos

  • 2 canecas de açúcar

  • 1 cenoura

  • 2 maçãs

  • 1 laranja

  • 3 canecas de farinha

  • 1 caneca de leite

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 1/2 caneca de óleo

  • manteiga e farinha para barrar a forma

Preparação:

1º passo- Partir os ovos e bater.

2ºpasso- Misturar 2 canecas de açúcar e bater muito bem.

3ºpasso- Juntar o leite e o óleo e voltar a bater muito bem.

4ºpasso- Ralar a cenoura, as 2 maçãs e a raspa de laranja.

5ºpasso- Juntar as 3 chávenas de farinha, o fermento em pó e voltar a bater.

6ºpasso- Juntar a cenoura, as 2 maçãs e o sumo da laranja.

7º passo- Colocar a massa na forma untada com manteiga e a farinha. Vai ao forno a 180ºgraus e coze durante 50 minutos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Actividades da semana 4

As conversas e os trabalhos sobre o Outono continuaram presentes no decorrer desta semana. Os alunos do 4º ano leram um livro que fala sobre esta bonita estação do ano e todos os pequenotes estiveram com muita atenção. No final gostaram muito de ver os desenhos feitos pelos alunos mais velhos.
Durante toda a semana, os alunos do 1º ano trouxeram objectos para completar os cartazes dos números e assim surgiram folhas, rolhas, conchas, tampas e massinhas. Todos os cartazes ficaram muito bonitos. Obrigado pela vossa participação.
Na quinta-feira, toda a turma colaborou no recorte de imagens de meninos, meninas e de roupas de papel para mais tarde fazermos algumas brincadeiras.
Por último, os mais velhos terminaram a Banda Desenhada do texto "Quem muito dorme..." de Aquilino Ribeiro. Até ao final do mês daremos mais notícias sobre este autor.
Aqui podem ver alguns momentos desta semana.
Visit www.moblyng.com to make your own!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Actividades da semana 3

Esta semana foi de muito trabalho nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, mas também houve tempo para nos despedirmos do Verão e dar as boas-vindas ao Outono.
Os alunos do 1º ano ouviram a história "A boneca de trapos" e aprenderam a palavra menina. Brincar com as sílabas foi uma novidade e já descobriram duas novas palavras.
Os mais velhos escreveram um texto ou poesia sobre o Outono e toda a turma escreveu uma carta para um familiar, contando as novidades deste ano lectivo. As cartas seguem para a semana pelo correio normal.
A despedida do Verão foi feita com a pintura de uma pedra da praia do Malhão, que fica em Vila Nova de Milfontes. A professora trouxe uma pedra para cada aluno que foi pintada com muita imaginação. O acabamento final será feito com verniz e alguns brilhantes.

Ficaram lindas!





Painel de Outono